A importância do processo de devolução de mercadorias

A importância do processo de devolução de mercadorias

Para finalizar nossa série, onde estamos falando sobre estoque, vamos falar sobre a Devolução de mercadorias.

Pode parecer pequeno, mas, o processo de devolução é tão importante quanto de venda do produto para o cliente. É normal que o cliente seja indeciso ou até mesmo que ocorram erros na expedição e para isso é necessário que estejamos preparados para receber esses itens de devolução e que esse processo seja feito de forma adequada.

Para que todo o processo seja realizado de forma adequada e sem atrapalhar outros setores é importante que haja um local específico para ele ser realizado. Neste local são realizados todos os procedimentos necessários, como a apresentação do produto, a conferência do estado do produto que será devolvido, o preenchimento dos dados completos do cliente e o fornecimento de uma nota (contravale), ou encaminhamento do desconto que será concebido na próxima compra.

É importante destacar que, para ser realizado nesse local específico, é necessário que ele também seja equipado com sistema de gestão da empresa, para que seja realizado todo o processo de devolução de venda, como o preenchimento dos dados, a volta do produto ao estoque e a contabilização fiscal da mercadoria, permitindo que não fuja do controle e não prejudique os outros processos do estoque.

Todo o processo de devolução de venda deve ser feito tendo como base o cupom fiscal emitido para a compra do produto. Em seguida é preciso emitir uma nota fiscal de devolução com os dados que foram disponibilizados pelo cliente e a partir dai, todos os procedimentos gerenciais já terão sido feitos, pois o produto estará de novo presente no estoque, e também os procedimentos fiscais, pois a nota de devolução terá sido gerada.

Caso tenha alguma dúvida, posta abaixo nos comentários que iremos lhe responder. Até a próxima!

f6c2be1b-8b7b-4b76-8c8f-1752e53175f1
João Mortari
Diretor – Inform Sistemas

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *