Soluções para problemas durante a emissão de NFe

Soluções para problemas durante a emissão de NFe

Existe alguns problemas que podem acontecer durante a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, devido a alta carga de processamento a qual são submetidos os servidores da SEFAZ de qualquer Estado brasileiro. O objetivo desse documento é explicar quais são as possíveis situações que podem ocorrer e demonstrar como o uso de ferramentas disponíveis no Sistema de Gestão ARGOS podem solucioná-las.


Cenários 

1 – Nota Fiscal não encontrada no banco de dados da SEFAZ 
Quando o cliente solicita a emissão da Nota Fiscal pelo ARGOS, é preparado o XML, assinado digitalmente e o mesmo é enviado para a SEFAZ com a solicitação de Emissão de Nota Fiscal, porém, a SEFAZ retorna com a mensagem Lote em Processamento, devido ao grande volume de solicitações realizadas aos servidores da mesma. Nesse momento, o serviço de Emissão de Nota Fiscal da Inform Sistemas realiza uma Consulta de Autenticidade com o objetivo de verificar se os servidores estarão aptos a responder. Algumas vezes é retornado o status da solicitação, por exemplo: Nota Autorizada, Denegada e outras situações, no entanto, algumas vezes é retornada a mensagem Nota Fiscal não encontrada no banco de dados da SEFAZ.


Solução: 
O cliente deve abrir um ticket junto a Inform e solicitar que seja verificado o XML de envio da Nota Fiscal, pois, existe algum erro de dados no XML e a SEFAZ não retorna de forma detalhada que erro é este. Nós por sua vez, consultamos o XML em um serviço disponibilizado pela SEFAZ do Estado do Rio Grande do Sul e o mesmo retorna o detalhe do erro, por exemplo: Código NCM do Produto Inválido.Passamos essa informação para o cliente que deve corrigir os dados do Cadastro do Produto e consequentemente o mesmo conseguirá emitir a Nota Fiscal desejada.

 

2 – Quando o serviço de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica está indisponível ou instável 
O procedimento realizado é o mesmo descrito no cenário número 1, ou seja, é enviado um XML solicitando a Emissão da Nota Fiscal Eletrônica, porém, por conta de uma instabilidade dos servidores da SEFAZ, o envio é enviado para o serviço de contingência de forma automática pela própria SEFAZ, sem comunicar que isso ocorreu, ou seja, é uma decisão sistêmica implementada pela equipe das Secretarias da Fazenda. Procede-se com o envio do XML para emissão da Nota Fiscal e é retornada a mensagem Lote em Processamento. Para facilitar o processo de emissão de Nota Fiscal a Inform realizou uma implementação em que nesses casos é realizada uma Consulta de Autenticidade com o intuito de verificar se os servidores da SEFAZ irão retornar com o Status atual da Nota Fiscal, algumas vezes, os mesmos respondem com o status correto, por exemplo: Nota Autorizada, Denegada e outras situações, no entanto, algumas vezes os servidores continuam retornando com a mensagem Lote em Processamento, o que é devidamente apresentado aos usuários pelo ARGOS. O cliente busca realizar mais uma vez a emissão da mesma Nota Fiscal Eletrônica e nesse momento os servidores da SEFAZ retornam com a mensagem Rejeição: Duplicidade de chave, pois, a Nota Fiscal enviada no primeiro momento foi autorizada e a mesma não foi devidamente informada pela SEFAZ.


Solução: 
A mensagem de duplicidade que é retornada, possui a Chave da Nota Fiscal autorizada. O cliente deve pesquisar a mesma no site da SEFAZ de seu respectivo Estado e baixar (fazer o download) do XML da Nota Fiscal autorizada, após isso, o mesmo busca o Movimento no ARGOS que está com status de duplicidade e aciona o menu Opções -> NF-e -> Corrigir duplicidade (essa opção está disponível na versão atual do ARGOS). A partir da versão 3.0 que será lançada no início do mês de Agosto/2017, a opção do menu chamar-se-á Consistência de Chave. O cliente deve selecionar o XML baixado e em seguida clicar no botão Importar. Isso fará com que o XML que foi alterado pela Secretaria da Fazenda, que possui os dados autorizados para emissão da Nota Fiscal seja importado para o ARGOS e o XML da Nota Fiscal seja corrigido e impresso.

inconsistencianfe

 

Para maiores informações, entre em contato conosco:

comunicacao@informsistemas.com.br

0800 020 1742

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