A Inform Sistemas Conquista sua Certificação Nível C – MPS.BR

A Inform Sistemas Conquista sua Certificação Nível C – MPS.BR

Em 18 de setembro de 2013, foi concluída a avaliação dos processos de software na empresa Inform Sistemas Ltda, na sua unidade organizacional em Maceió-AL, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é que a empresa atende aos critérios do nível C – Definido do modelo de referência MR-MPS-SW.

A avaliação MPS foi realizada pela Instituição Avaliadora (IA) ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade Ltda, após implementação MPS-SW apoiada pela Instituição Implementadora (II) COPPE/UFRJ em um grupo de empresas da COPPE/UFRJ.

Evolução da maturidade melhorando atendimento, satisfação e o retorno financeiro. “É papel do empreendedor buscar sempre a melhor forma de atender o mercado e a Inform Sistemas é feita por inúmeros empreendedores. Quando nos credenciamos anteriormente no Nível F do modelo MPS, ganhamos experiência e conseguimos ver que não há forma de atender um mercado crescente e exigente como o de TI na área de Gestão Empresarial e Fábrica de Software sem um modelo eficiente de processos. A implementação do Nível C demonstrou como podemos, sem perder a identidade de uma empresa ágil, criar modelos rígidos de conduta, melhorando atendimento, satisfação e o que é vital para qualquer organização: o retorno financeiro”, declarou o patrocinador da avaliação João Venicio Mortari – Diretor Técnico da empresa.

A equipe de avaliação foi formada por: Ana Cecilia P. Zabeu – avaliadora líder e Reginaldo Spessotto e Sergio Esmério – avaliadores adjuntos, da Instituição Avaliadora (IA) ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade Ltda; Lívia Maria Omena da Silva e Sandney Farias da Cunha – representantes da empresa na equipe de avaliação.

Melhoria contínua dos processos de software. “A Inform Sistemas acredita que a implementação de processos pode ajudar na organização da empresa. A satisfação interna e externa foi percebida como resultado dessa implementação. Não satisfeita com o Nível F do modelo MPS, buscou o Nível C mantendo-se em posição de destaque no mercado alagoano. Como representante da empresa tenho grande satisfação de ter participado desta conquista” afirmou Lívia Omena – representante da empresa na equipe de avaliação.

Benefícios do amadurecimento. “Acompanhar a evolução de uma empresa é algo muito prazeroso. Os benefícios do seu amadurecimento refletem diretamente na sua estrutura, organização, processos e pessoal. Nos últimos anos a Inform Sistemas vem colhendo os frutos da sua busca contínua pelo aprimoramento. A obtenção do Nível C reforça que estamos no caminho certo. Todo o esforço, comprometimento e dedicação foram coroados com esse resultado. Essa conquista representa mais um passo importante para empresa que continuará focada na melhoria de seus processos.” complementou Sandney Farias da Cunha – representante da empresa na equipe de avaliação.

Parabéns. “Foi possível perceber que a diretoria da Inform Sistemas trabalha com afinco na melhoria de seus processos, fazendo investimentos e observando de perto os resultados. O orgulho em trabalhar em uma grande empresa, que está focada na qualidade sem perder de vista seus objetivos estratégicos, foi ressaltado por todos os que participaram desta avaliação MPS-SW (Software). Parabéns pela conquista do Nível C” concluiu a avaliadora líder Ana Zabeu.

Por último, mas não menos importante, Kival Weber – coordenador executivo do Programa MPS.BR destacou que: “Com esta avaliação no nível C do modelo MPS na Inform Sistemas, em Maceió, foi alcançada a emblemática marca das 500 avaliações MPS publicadas; na ocasião em que se comemora os ’10 Anos do MPS’ – um modelo de melhoria de processo de software (Software Process Improvement) e do desempenho nos negócios (Business Performance)”.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a Melhoria de Processo de Software e Serviços, em todas as regiões do Brasil, em um intervalo de tempo justo, a um custo razoável. O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal SOFTEX  www.softex.br/mpsbr .

O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando a criação e aprimoramento do Modelo MPS de Software – composto do Modelo de Referência (MR-MPS-SW) e um Método de Avaliação (MA-MPS). O Modelo segue modelos e normas internacionais: está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, é compatível com o modelo CMMI, é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade tanto das micro, pequenas e médias empresas quanto das grandes organizações privadas e governamentais. A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MR-MPS-SW e avaliação MA-MPS tanto em pequenas e médias empresas (PMEs) como em grandes empresas públicas e privadas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *