Mozilla coloca visualizador de PDF no beta do Firefox 19

Mozilla coloca visualizador de PDF no beta do Firefox 19

Desenvolvedora do navegador descreveu o recurso como mais seguro do que a visualização dos documentos feita por meio de plugins

Um componente de visualizador de PDF embutido e baseado em tecnologias JavaScript e HTML5 foi adicionado à versão beta do Firefox 19, afirmou a Mozilla.

O fabricante do navegador descreveu o visualizador embutido de PDF como mais seguro do que a visualização de PDF feita por meio de plugins, como aqueles instalados pelo Adobe Reader ou o Foxit Reader. No entanto, vários especialistas em segurança observaram que ele provavelmente também não estará livre de vulnerabilidades.

“Por muitos anos houve vários plugins para a visualização de PDFs no Firefox,” disseram Bill Walker e Brendan Dahl, Gerente de Engenharia e Engenheiro de Software da Mozilla, respectivamente, em um post de blog na sexta-feira. “Muitos desses plugins vêm com código fonte proprietário fechado, o que poderia potencialmente expor os usuários a vulnerabilidades de segurança. Os plugins para visualização de PDF também vêm com código extra para fazer muitas coisas que o Firefox já faz bem sem código proprietário, como desenhar imagens”.

O visualizador embutido de PDF sendo testado atualmente provém de um projeto do Mozilla Labs chamado “PDF.js”. “O projeto PDF.js mostra claramente que o HTML5 e JavaScript são agora suficientemente poderosos para criar aplicativos que anteriormente só poderiam ter sido criados como aplicativos nativos”, disseram os engenheiros de software da Mozilla. “Não só a maioria dos PDFs carrega e renderiza rapidamente, eles são executados de forma segura e tem uma interface que se adequa perfeitamente ao navegador.”

Desde que o visualizador use APIs (interfaces de programação de aplicativos) padrão de HTML5, ele também pode ser executado em diferentes navegadores e plataformas, como tablets e telefones celulares. A demonstração ao vivo do visualizador rodando como um aplicativo da web está disponível no site do PDF.js.

“O visualizador PDF.js embutido no Firefox Beta é o primeiro passo para que isso se torne uma característica totalmente integrada à versão final do Firefox, fazendo com que seus benefícios possam ser usufruídos por todos os usuários do navegador”, disseram os engenheiros de software da Mozilla.

Fonte: IDG Now

Compartilhar

Comment (1)

  • O navegador firefox Reply

    O que eu gosto no Mozilla Firefox é a simplicidade do navegador. O navegador é realmente fácil de usar e tem milhares de extensões e plugins para melhorar a qualidade do serviço. Com a nova atualização, agora tem um visualizador built-in PDF e um gestor de download avançado. A única desvantagem que noto é que o navegador muitas vezes falha ou apaga-se ao carregar determinados sites.

    22 de abril de 2013 at 11:14

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *