Sistemas de Gestão no Brasil

Sistemas de Gestão no Brasil

Cada vez mais é notável a estabilização do número de organizações no mercado que buscam certificações em sistemas de gestão, fenômeno que se dá em diversos países e em especial no Brasil.

Existe crescente expansão econômica no país, que é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo segundo dados obtidos no ano de 2011.

Entretanto, devemos nos atentar que o decréscimo na curva da emissão de novos certificados resultando na esperada estabilização já é uma realidade, visto que na última década, o número de certificados emitidos foi maior que o de criação de novas empresas no mercado.

Existem vários fatores que levam a busca de um sistema de gestão. Um deles é o fato de existirem vários escopos dentre as normas de sistemas de gestão, o que dilatou, nos últimos anos, a abrangência para este formato de administração, ou seja, cada vez mais os processos e atividades existentes são regulados, aumentando assim o número de empresas participantes.

Para todas as espécies, existe ainda a necessidade da qualificação dos fornecedores e prestadores de serviço. Esta ferramenta dissemina a existência da gestão através destas normas e, muitas vezes, faz com que as organizações ao avaliarem seus fornecedores, adotem como critério no momento da contratação, a certificação por parte das empresas participantes em concorrências, licitações, etc.

Um sistema de gestão bem gerenciado, organizado e levado a sério, fornece a uma Organização ferramenta eficiente de controle. Este fator é de grande valia, vez que permite a melhoria contínua de processos, atividades e produtos, beneficiando todas as partes interessadas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *