Redução de IPI foi positiva para geração de emprego na Grande São Paulo

Redução de IPI foi positiva para geração de emprego na Grande São Paulo

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi positiva para a geração de empregos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) que a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgaram nesta quarta-feira (29). De acordo com o técnico da Seade, Alexandre Loloian, enquanto a indústria de transformação como um todo fechou 34 mil postos de trabalho na região em julho, com uma queda de 2% no nível de emprego, a indústria metal mecânica criou 21 mil postos de trabalho no mês passado.

A indústria metal mecânica congrega os setores de metalurgia, material de transportes, eletroeletrônico, linhas brancas, marrom e veículos. “Estes são os setores que têm sido contemplados pelo governo medidas de estímulo, inclusive a redução do IPI”, disse Loloian, em entrevista à Agência Estado. Ele considerou positivo a prorrogação do IPI menor para os itens de linha branca, móveis, painéis e luminárias, material de construção e automóveis. “Qualquer possibilidade de retomada ou sustentação econômica daqui para o final do ano, em especial com vistas à geração de empregos, vai depender da indústria metal mecânica”, avalia o técnico da Fundação Seade.

A queda no nível de emprego da indústria como um todo em julho, de acordo com o técnico da Fundação Seade, tem a ver com um comportamento muito ruim da indústria da alimentação, confecção, vestuário e calçados. “Exatamente o oposto da indústria da transformação metal mecânica e dos segmentos de bens de consumo duráveis e de capital, que são os focos principais da política econômica desde o ano passado”, diz o técnico da Fundação Seade.

Leia mais+

Fonte: http://estadao.br.msn.com

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *